quarta-feira, 8 de março de 2017

Dentista observacoes

Fiquei arrasada com a historia da dentista.
No fim, acabei levando-a apenas porque tinha batido o dente.
Em julho, quando ela estava com 2 anos e meio, ela ainda não tinha os dentes do fundo (molares, acho).
Em seis meses os dentes nasceram e carearam. Muito rapido não?

Vamos aos fatos:

MAMADEIRA
A ultima mamada é uma mão na roda. Bebe mama, dorme sozinho - uhuuuu - e podemos fazer algo, ou ate mesmo dormir. E não ha mal nenhum nisso. A mamadeira para dormir nao te torna menos mãe, mas acho importante colocar uma data limite para essa mamadeira. 2 anos seria interessante. 2 anos e meio data limite.
A partir dessa idade, escovar os dentes antes de dormir.
Bia tomou ate tres anos.

ESCOVAÇÅO
A escovação é importante desde as primeiras serrinhas para se criar o habito. No inicio, dedeira, que ajuda a massagear as gengivinhas que estão coçando.
Os dentes que estao sujeitos a mais caries sao os dentes do fundo, como os molares, pois tem uma superficie maior e muitas vezes com sulcos, como é o caso dos dentes da be.
Então, a crianca com 2 anos e meio, com essa dentiçao completa, ja deve usar fio dental todos os dias e escovar apos todas as refeições.
Minha dentista afirma que a escovação deve ser com pasta sem fluor. A organização de odontopediatria diz que deve ser com fluor. Veja com seu pediatra e siga seu coração.

ALIMENTAÇAO
Tendo em vista que é bacana evitar e controlar a ingestão de doces nos primeiros anos, a crianca de dois anos estará menos exposta as caries, exceto pela acao da fermentação das comidas, frutas, leite e suco.
Uma crianca de um ano e meio que ja come brigadeiro, chocolate e sorvete, deve tomar as medidas preventivas mais cedo.

DENTISTA
Ate pode ser que não tivesse mudado a situação, mas uma visita com dois anos, ou ate dois anos e meio é essencial no MEU ponto de vista de mãe. Vai, leva a baby alive, passa um fluor e volta para casa.
Seguro morreu de velho.

ACIDENTES
Parece que é bem comum bater o dente na infancia. O que é muito importante é que esse dente seja avaliado o quanto antes. Um antiinflamatorio na hora correta teria evitado o dente da Be ficar preto como ficou.
Quando o dente fica mole ou quebra, ou mesmo trinca, podem entrar bacterias e comprometer a raiz do dente. Então sempre que bater o dente, vai num dentista para avaliar o dente e a raiz dele.


Fui quatro semanas seguidas na dentista.
Foi chato, caro e estressante para a Be. Ela estava com uma carie em cada dente.
Em um deles, tomou anestesia.
Ela foi boazinha e a dentista paciente, então não rolou stress nem trauma.
Foi necessario anestesiar um dente apenas - e ela saiu com a bochechinha torta nesse dia. De partir o coração!!!
Agora retornaremos em julho.



Um comentário: